Imagem: Logo Lavitta

Matéria Destaque em Obras de Detalhe e Arquitetura na Volvo Do Brasil

Matéria Destaque em Obras de Detalhe e Arquitetura  na Volvo Do Brasil



https://arcoweb.com.br/projetodesign/arquitetura/mca-manoel-coelho-arquitetura-design-sede-volvo-curitiba

Link da Materia que saiu na Revista Arcoweb sobre os projetos executados pela Lavitta Engenharia na Volvo do Brasil de autoria do renomeado escritório de arquitetura ,

MCA - Manoel Coelho. 

 

MCA Manoel Coelho: Sede da Volvo, Curitiba

PARA ATENDER CLIENTES E DIREÇÃO

AS DUAS MAIS RECENTES EDIFICAÇÕES INCORPORADAS ÀS INSTALAÇÕES DA VOLVO DO BRASIL, EM CURITIBA, FORAM CONSTRUÍDAS A PARTIR DE PROJETOS DO ESCRITÓRIO MCA. UMA DELAS, MAIS ALTA, ACOMODA PRESIDÊNCIA, DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA MONTADORA; A OUTRA, HORIZONTAL, É O CENTRO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE. EM AMBAS, A COMPOSIÇÃO DE VIDROS E PAINÉIS METÁLICOS CONFERE IDENTIDADE À ARQUITETURA, APROXIMANDO-A DA IMAGEM INSTITUCIONAL DA EMPRESA.

Uma boa parte dos caminhões e ônibus que trafegam pelas estradas e cidades brasileiras saiu da fábrica que a Volvo, montadora de origem sueca, mantém na capital paranaense desde o final dos anos 1970. Localizadas na Cidade Industrial, as instalações distribuem‑se por terreno de quase 1,3 milhão de metros quadrados na avenida Juscelino Kubitschek, via que margeia a BR‑376, ligação entre Mato Grosso do Sul e Santa Catarina (chamada, no trecho curitibano, de Contorno Sul). São mais de 130 mil metros quadrados de área construída, nos quais estão somados os dois mais recentes edifícios agregados à planta, projetados pelo escritório MCA Manoel Coelho Arquitetura & Design.

O mais alto deles, denominado Bloco G, foi desenhado para receber a presidência, a diretoria e a administração da montadora. O prédio é o primeiro de um complexo administrativo, ao qual deverão se juntar outros quatro, segundo informa o escritório. Já a construção horizontalizada, concebida para o centro de atendimento ao ciente (cuja denominação oficial é Customer and Training Center), funciona como uma espécie de showroom dos caminhões e ônibus da marca, contando também com local de treinamento de mecânicos e área para a entrega de veículos. Ambas as edificações são exemplares da prática que distingue o escritório liderado por Manoel Coelho, cujos encargos vão de trabalhos em design até propostas urbanísticas e na qual a solução das questões funcionais encontra correspondência numa estética sólida e contemporânea.

Na sede administrativa da Volvo, o escritório assinala que “o projeto procura ressaltar o caráter institucional do edifício, utilizando uma linguagem mais contemporânea de arquitetura”. O prédio possui cinco pavimentos (térreo mais quatro andares-tipo), além da cobertura com terraço-jardim e restaurante. Vidros laminados de alta performance (em maior quantidade) e painéis metálicos (na área de sanitários e na circulação vertical) mesclam-se no revestimento, expressando o tipo de ocupação. Com suas quatro faces visíveis de praticamente todo o entorno, a caixa retangular tem brises metálicos na fachada posterior, protegendo os espaços de trabalho. Ligeiramente inclinada, a face do acesso principal conta com um pórtico antecedendo o átrio de marcante espacialidade, que percorre os andares e abriga a recepção (à frente de onde ficam expostos os caminhões fabricados pela Volvo), a circulação vertical e jardim. Projetando-se no vazio e atirantadas ao átrio, foram criadas junto aos pisos de escritórios pequenas praças de convivência, com café e mesas dispostos em mezaninos metálicos. Além de servir de ponto de encontro e descanso, elas ampliam a visão para a paisagem do entorno.

 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Em outra área da planta, o complexo de atendimento ao cliente foi equacionado em dois pavilhões interligados por passarelas cobertas e mais uma arquibancada. Um desses blocos - o mais transparente e de maior dimensão - destina-se à apresentação e à exposição de novos produtos, e, à semelhança do prédio administrativo, possui elegante átrio envidraçado. O outro, mais denso, agrupa as áreas de treinamento/oficinas com salas específicas para os diversos componentes desses veículos. O escritório MCA procurou explorar estratégias sustentáveis e lista como exemplos a correta orientação solar, o uso de materiais com alto teor de reciclagem, o emprego de pisos elevados para instalações técnicas e de vidros laminados de alta performance nas fachadas, a aplicação de luminárias eficientes, a redução do uso e o reaproveitamento de águas, técnicas passivas de conforto ambiental, proteção e sombreamento das áreas de trabalho através de brises, controle, separação e gerenciamento de resíduos, entre outros.


MCA
A caminho de completar 50 anos de existência, o escritório MCA Manoel Coelho Arquitetura & Design atua em áreas que vão de grandes escalas de planejamento urbano até o design de objetos. Seu titular, Manoel Coelho, formou-se em 1967 pela Universidade Federal do Paraná

 

 


arquitetura, mcaarquitetura, prediopresidencia, coorporativo, prediocoorporativo, vidros, obraindustrial, volvodobrasil, coorporatebuilding, industrialproject, comercialproject, manoelcoelhoarquitetura, blocog, custumertrainingcenter, arquiteturacontemporanea, terraçoja




Comentários