Imagem: Logo Lavitta

Responsabilidade socioambiental está no DNA da Lavitta

Responsabilidade socioambiental está no DNA da Lavitta



No mês de outubro, a Lavitta Engenharia recebeu do Sistema Sesi-PR um certificado em reconhecimento às boas práticas em prol do Desenvolvimento Sustentável e pelo seu papel como articuladora do crescimento sustentável do Paraná. A empresa inscreveu o Case do Selo Verde no Prêmio Sesi ODS, no qual foi finalista na categoria MÉDIA INDUSTRIA  e recebeu Selo da entidade organizadora. 
Este ano a Lavitta também ficou entre os finalistas do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social.

"A sustentabilidade e responsabilidade social são temas que fazem parte do DNA da Lavitta, que é membro do Green Building Concil Brasil desde 2011 e conta com um plano de ações contínuas relacionadas às questões socioambientais", destaca a  Diretora Bianca Palazzo, que é especialista em Projetos Sustentáveis, enfatizando que esta cultura está bem implementada na organização, pois sem o envolvimento de todos os colaboradores não é possível avançar e obter êxito com estes projetos.   

Com o engajamento de todos, a empresa se motivou para melhorar continuamente e estabelecer metas de projetos, agregando além do cunho ambiental outras formas de desenvolvimento que tornassem a organização mais ampla em sua responsabilidade nas áreas social, educacional, de saúde e etc. "Essas atitudes fazem parte de um projeto e da política da empresa, e não se restringem apenas a uma prática especifica, mas sim um somatório delas, que apresentam um resultado de crescimento continuo", explica.

Pensando cada vez mais em novas estratégias e melhorias na área ambiental da empresa, em 2012 a Lavitta decidiu por padronizar o treinamento contínuo e aplicação do PGRCC (Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil) para todas as obras. "Fizemos um procedimento que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a Gestão dos Resíduos da Construção Civil, criando uma cadeia de responsabilidades: gerador, transportador, municípios, a fim de eliminar ou minimizar impactos ambientais negativos causados pela geração de resíduos DA CONSTRUCAO CIVIL e águas residuais das obras", diz, salientando os resultados positivos desta medida. 

“ Através disto a filosofia da empresa é que toda obra deverá ser RESÍIDUO ZERO. Ou seja nada para vai para aterro sanitário.” Com isto , criou-se a ideia do canteiro sustentável, que vem muito além da obrigação do controle e fiscalização dos resíduos, mas sim uma filosofia de canteiro que melhora a qualidade não apenas de quem está trabalhando mas como das pessoas que estão no entorno da obra. Por exemplo aplicação do lava-rodas, espaço para lavagem dos equipamentos, controle de ar no canteiro, campanhas como prego Zero, entre muitos outros.

 

O controle dos resíduos não parou no canteiro, e foi além, com a cultura formada foram criando por iniciativas internas de campanhas de redução dos resíduos sólidos do dia a dia da empresa. O descarte de resíduos sólidos provenientes dos escritórios, tais como: pilhas, baterias, televisores, celulares, computadores, entre outros, requer um cuidado especial e assim como os diversos recicláveis, são tratados com valor. Para evitar a contaminação do solo, estamos também preocupados com a destinação adequada desses produtos, por este motivo, operamos em parceria com diversas empresas sérias e que possuem autorização para manuseio e reciclagem assim como fazemos opção por empresas que fazem a Logística Reversa. Outro exemplo é que fazemos doações de eletrônicos que ainda possam ser utilizados como ferramenta de aprendizado em instituições de ensinos carentes.

Além disto ,conheça os principais projetos implementados na Lavitta para melhoria do dia a dia dos colaboradores.

Caneca e Copo Retrátil.
Com o propósito de reduzir a geração de resíduos de copo plástico a Lavitta Engenharia implantou o programa do uso de copos retrateis em obras e no escritório o uso de canecas de porcelana pessoal, a fim de evitar o desperdício.

Toalha pessoal
Incentivo de toalha não descartável é para o uso pessoal, evitando o desperdício do papel toalha. Um dos objetivos do projeto é incentivar a redução de desperdício de matéria prima proveniente de recursos naturais.

Eco – bags:
Sacolas ecológica, que evita uso de sacolas plásticas, além disto, são provenientes dos uniformes reciclados que seriam descartados pela empresa, evitando desperdícios de matéria prima e a geração de resíduos. Para complementar a elaboração das sacolas ficou de responsabilidade da Associação Borda Viva, Casa da costura. Além de estar fazendo o reaproveitamento dos uniformes a empresa contribui com a comunidade local de uma das áreas em que atua, gerando fonte de renda para as costureiras, possibilitando o resgate social e a inclusão delas no mercado de trabalho.
 

Incentivo à Leitura

Motivar as pessoas a lerem grandes clássicos parecia cada vez mais difícil com a era digital. Pensando nisso, a Lavitta em dezembro de 2013, realizou as seguintes campanhas: “Leitura da Obra- Construindo Conhecimento” para incentivar a leitura fácil e dinâmica de clássicos e que depois cada colaborador pudesse compartilhar e trocar títulos, e “Anjos da Leitura” que visa o incentivo ao hábito da leitura estimulando-se desde a infância. Com este projeto, surgiu a motivação para a criação de um outro sonho, que era a fomentação da leitura no canteiro,  que é o projeto do Canteiro do Livro,  Projeto que serve de exemplos de boas iniciativas no Brasil onde qualquer lugar pode se tornar uma pequena biblioteca compartilhada. O objetivo é que após a leitura do livro presenteado no final do ano o mesmo fosse compartilhado nas diversas bibliotecas itinerantes que feitas pelos canteiros e escritórios centrais da empresa. O projeto canteiro do livro teve início em março de 2014, com a distribuição em 10 canteiros do livro com o apoio da Editora FTD, que doou cerca de 100 livros de títulos variados. Em menos de um ano o projeto teve solicitações de novos títulos e a participação de doações através dos colaboradores comprovando a aprovação dos projetos que hoje tem continuidade através de abastecimento de títulos pela empresa e pelos próprios colaboradores. 

Projeto A E I O U - Em dezembro de 2016 mais de 1000 crianças foram beneficiadas com a entrega de livros e dvd´s infantis do Projeto A, E, I, O, U, que foi apresentado no evento do Natal Solidário, que a empresa realiza todos os anos. A obra acompanha um curta metragem de 6 minutos, no estilo animação, em que as crianças aprendem de maneira rápida e divertida o uso das vogais. 

Trabalhos sociais
A Lavitta desenvolve uma série de ações na área de Responsabilidade Social, contribuindo com diversas entidades, como:

 
Fundação Ecumênica                                   

Amigos do HC                                 

APACN – Neoplasia            

Federação Paranaense de Ciclismo (Lei de incentivo ao esporte)

Fundação Borda Viva

Associação das Costureiras – Fundação Borda Viva
 

Além disso, colaborou com a realização do:

Projeto Cultural Livro Foz do Iguaçu (Lei Rouanet)

Projeto em comemoração aos 300 anos da cidade.

Projeto Hospital Erasto Gaetner (Fundo assist. criança)


responsabilidade social, responsabilidade ambiental, sustentabilidade, engenharia, obra de engenharia, construção, construção civil, construção sustentável, construção industrial




Comentários